Nesse ano de 2017, as comemorações ao dia da independência do Brasil (7 de Setembro) em Sapucaia foram marcadas pelo tradicional desfile cívico, que contou com a participação de centenas de voluntários, entre ele; alunos de todas as escolas do município e servidores da rede pública das mais variadas secretarias, o tradicional desfile foi montado de forma que ilustrasse a história do Brasil a partir da separação política do Reino do Brasil com o Reino unido de Portugal até os dias atuais, os pelotões (blocos de pessoas) estiveram devidamente caracterizados, representando assim cada fase desse processo, por onde o Brasil passou e vem passando por grandes transformações políticas, o que acaba envolvendo a questão do patriotismo diretamente. não somete o Brasil foi representado no desfile, como também; importantes entidades e setores ativos em Sapucaia, como sindicatos, igrejas e pecuária, tudo isso mostra à população, a mistura em que vivemos, sendo algumas delas: valores, culturas, crenças etc.

Esse ano foi feito um investimento na aquisição de uma nova fanfarra para o município, pois segundo um dos organizadores do evento, ano passado o desfile já havia sido feito com o auxilio do município de Xinguara, já esse ano, todo o preparo foi idealizado e realizado pelo próprio município e com o auxílio dos servidores lotados em Sapucaia, organização essa feita através da secretaria municipal de educação, cultura e deporto em parceria com as demais secretarias (prefeitura municipal de sapucaia).

Um grande número de pessoas pode acompanhar o desfile, os canteiros e calçadas das avenidas por onde o desfile passou, esteve cheio durante toda a apresentação.

Em um ponto estratégico da cidade, na avenida José Augusto Marinho, foi montado uma estrutura (pequeno palanque) onde as autoridades políticas municipais (prefeito Marquinhos, vereadores e secretários municipais) puderam prestigiar o desfile e a apresentação da fanfarra municipal.

As polícias; militar e civil trabalharam no apoio ao evento, que seguiu conforme o planejado, sem quaisquer imprevistos relevantes.